Medidas da Educação

Medidas da Educação

Assistência Física e Mental

Em relação a saúde mental temos a disposição uma psicóloga lotada na saúde a disposição dos servidores para ser atendidos conforme necessidade. Realizamos de forma presencial na Unidade Básica de Saúde da Atenção Primária da Saúde da Família para proteger a saúde física dos servidores e alunos.

O horário de trabalho é de segunda feira a sexta feira das 08:00 a 12:00 da 13:00 as 17:00.

O telefone para contato é o da Unidade Básica de Saúde: (44) 3654-1216

                                                                                                                                            | DECRETO QUE SUSPENDE AS ATIVIDADES ESCOLARES 031-2020 |

Contratações e jornada de trabalho

Existem alterações na jornada de trabalho, as atividades escolares estão sendo não presenciais com o envio de atividades impressas e via WhatsApp para famílias. Os profissionais que estão afastados em decorrência do COVID-19 são os acima de 60 anos e/ou com recomendação médica. Houve remanejamento de profissionais para outras secretarias, sendo para a saúde e para assistência social.

Formas de contratação

As compras que vem ocorrendo para educação são: materiais de expediente para uso nas atividades remotas que estão sendo enviadas para os alunos no tempo de pandemia e compra de combustível para abastecer o veículo que faz a entrega das atividades das crianças que residem na área rural.

Está sendo comprado o básico para manter os estabelecimentos escolares e a secretaria municipal de educação em funcionamento.

Impactos e planejamento

Ocorrem articulações entre a secretaria de educação e contabilidade para observarmos a queda na arrecadação nesse período de Pandemia.

Alimentação Escolar

O kit de alimentação foi montado com o que já estava na dispensa da escola quando paralisou as aulas, distribuído para os alunos do PBF e atualmente a secretaria municipal de educação está providenciando kits através do Programa Agricultura Familiar.

Funcionamento das aulas

As escolas municipais entregam semanalmente as atividades às famílias. As professoras ficam à disposição nos grupos, no seu horário de trabalho, para sanar dúvidas. A equipe pedagógica e direção acompanham diariamente os grupos de WhatsApp direcionado aos pais.

Durante todo o período de aulas não presenciais que vai de 04/05/2020 até o momento, as instituições estão em contato também por telefone com as famílias.                                                                            | DECRETO 062-2020 |                   | DECRETO 064-2020 |

Interações entre profissionais, pais e alunos

Foram criados os grupos de WhatsApp de cada turma e as professoras tem a disponibilidade de atender a familiar individualmente ou por grupo do WhatsApp, as famílias também podem agendar horário e ir à escola conversar. Ocorrendo assim um vínculo com alunos e família, pois os professores são orientados para estarem conversando no grupo de pais.

Atividades de Capacitação Profissional

Ocorrem reuniões presenciais, sendo semanalmente entre coordenadores e diretores, tendo o cuidado do distanciamento indicado pela (OMS) com professores e funcionários das escolas, reúnem com poucas pessoas para tomar decisões e realizar atividades para não gerar aglomerações. Nos estabelecimento do ensino fundamental, uma vez por semana está sendo realizado a troca de informações entre as professoras e coordenação pedagógica, pelo período de 01 hora.

Assistência Social

A Assistência social vem atendendo as famílias das crianças em vulnerabilidade, assim com a psicóloga da saúde que também atende as famílias.

Conselhos e tomada de decisões

Foi realizada reunião com os membros do Conselho Municipal de Educação onde repassamos as estratégias usadas nesse período, a reorganização do calendário que também será aprovado pelo Conselho Escolar e cada instituição. O conselho tem ciência do modo como estão ocorrendo às aulas não presenciais. E foi feito ata e recolhimento das assinaturas para registrar a decisão em documento. O conselho municipal de educação também recebe informações atualizadas sobre o ensino remoto.

Estratégias para o retorno gradual das atividades

Estamos em contato com a administração para ver as estratégias e planejamento a serem adotadas para a possibilidade do retorno da aulas presenciais, bem como a reorganização de aquisição de produtos e materiais para atender as necessidades para a prevenção do Covid-19 tanto aos servidores bem como para os alunos.

Avaliação Diagnóstica

No retorno das aulas presenciais ocorrerá avaliação diagnosticada com objetivo de verificar o nível de cada aluno, para que cada professor retome os conteúdos, com o intuito de sanar as dificuldades acadêmicas.

Ações de Acolhimento

As instituições já estão em contato diariamente com os responsáveis dos alunos para minimizar efeitos psicológicos, no retorno terão um acolhimento e readaptação novamente.

Telefones e atendimento

Cmei – Criança Feliz

Fone (44) 3654-1520                                                       

Cmei – Irmão Menor

Fone (44) 3654-1304

Fone (44) 9 8462-8548

Escola Municipal Alice Zanella de Souza – Ensino Fundamental e anos iniciais

Fone (44) 3654-1464

Escola Municipal Nair dos Santos – Ensino Fundamental e anos iniciais

Fone (44) 3613-1069

Secretaria Municipal de Educação Fone: (44) 3654-1304